O ecrã de publicidade LED está a tornar-se um suporte de comunicação cada vez mais atraente, vantajoso e eficaz no mercado publicitário.
No entanto, muitas pessoas ainda associam estes equipamentos a preços elevados, dificuldades de manutenção e a um elevado grau de formação para gerir campanhas.
Mas será que é bem assim? Vamos descobrir
7 Vantagens de investir num ecrã LED
O mercado da publicidade DOOH (Digital Out-Of-Home) está em crescimento constante. Isto deve-se à importância de publicitar em suportes inovadores que ajudam a captar a atenção do seu público.
Se, por um lado, este equipamento o vai ajudar a aumentar o seu volume de negócios – considerando que os conteúdos transmitidos neste suporte têm uma maior taxa de recordação – é importante compreender, igualmente, que o facto da sua empresa utilizar um ecrã LED ajudará a aumentar a notoriedade.
Vamos explicar as principais vantagens de adquirir um ecrã LED.
- Conteúdos em imagens e vídeos
A principal vantagem dos ecrãs LED é a possibilidade de poder comunicar conteúdos dinâmicos, em “movimento”. Esta é, também, a principal diferença face à publicidade tradicional, na qual a comunicação é estática.
Além de constituir uma novidade e chamar a atenção do público só por si, o movimento capta facilmente o olhar das pessoas, aumentando a possibilidade de interação com os conteúdos transmitidos.
Por exemplo, a Google Play, no aeroporto de Sidney, permitiu que os utilizadores controlassem os seus conteúdos através do uso de QR Codes e NFC’s, incentivando-os a descarregarem aplicações.
https://www.youtube.com/watch?v=JTqydCS1A3I
O facto de ser digital, dinâmico e em “movimento” concede a oportunidade aos anunciantes de darem asas à sua imaginação.
- Maior índice de interação, satisfação, contacto visual e recordação
De acordo com a análise de três estudos (Nielsen; Sutton Study, J.C.Decaux; KPMG/Indiana University study), o ecrã LED tem impacto na recordação das marcas devido à atratividade visual concedida pelas cores imponentes e luminosidade, levando a que a interação aumente em 37%, comparativamente a um suporte estático.
O aumento de contacto visual, incrementa a notoriedade do suporte, destacando que os consumidores têm um índice de satisfação superior de 30% onde se comunica com mensagens dinâmicas.
O ecrã LED tem maior impacto e flexibilidade na adaptação dos conteúdos, sendo adequado para comunicar todo o tipo de produtos já que consegue mais 93% do contacto visual do que um anunciante de suportes estáticos, a par de uma taxa de recordação de 72% face ao suporte estático.
- Aumento da notoriedade da marca
A tecnologia está cada vez mais presente no quotidiano das pessoas e continua a afirmar-se como uma projeção de um status inovador, moderno e elegante.
Anunciar num ecrã LED transmite ao público essa mesma imagem e aproxima-o da marca.
- Fácil Gestão de Conteúdos
Os conteúdos exibidos num ecrã LED podem ser rapidamente desenvolvidos e atualizados. Isto deve-se ao facto de todas as artes exibidas serem feitas exclusivamente num computador. Não existe necessidade de espera de impressão ou de distribuição.
Além disto, estes conteúdos podem ser controlados à distância, não havendo a necessidade de se deslocar ao local de instalação do equipamento para realizar essa alteração.
Esta gestão de conteúdos também permite que possa gerir todas as suas campanhas e, se necessário, alterá-las em tempo real.
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- Campanhas flexíveis e em tempo real
Poder atualizar uma campanha à distância e em tempo real é um bónus. Esta vantagem pode ajudar o anunciante a criar uma campanha totalmente diferenciadora ou a comunicar informações de última hora.
Um bom exemplo é a campanha da Netflix, em 2014, quando lançou a sua plataforma de streaming em França. Com mais de 100 GIFs programados para reagir em tempo real, a marca conseguiu contextualizar pequenas cenas dos filmes exibidos na plataforma com o quotidiano das pessoas nas proximidades do ecrã LED, sincronizando-as com as condições metrológicas ou eventos da atualidade.
https://www.youtube.com/watch?v=gBy2Tz_pmKA
- Visibilidade a longas distâncias
Os suportes de comunicação DOOH, os ecrãs LED, são visíveis a longas distâncias tornando a comunicação ainda mais eficaz. Isto deve-se às suas dimensões, mas especialmente à cor e ao brilho emitido pelas luzes LED.
Acresce o fato dos ecrãs LED, ao contrário dos suportes de publicidade estática, concederem uma excelente visualização de conteúdos sob a luz do dia ou da noite, dispensando suportes de iluminação extra.
- Retorno sobre o Investimento atrativo
Segundo a revista Forbes, o retorno por cada dólar investido em OOH, publicidade estática Out-Of-Home, ronda os 5,97 dólares. Nestes casos, as empresas têm de investir na impressão, aluguer do espaço e em instalações e deslocações.
No caso da publicidade DOOH, publicidade digital em ecrãs LED, o custo da produção de conteúdos será menor e o tempo com deslocação e instalações é nulo, sendo possível fazer a gestão através de um computador.
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