A publicidade OOH e DOOH entendem-se por ações de comunicação ou ações de marketing, que alcançam o seu público fora de casa. O mercado neste setor tem vindo a crescer com novas estratégias e meios para publicitar conteúdos.

Quer saber melhor o que é OOH e DOOH e como têm crescido exponencialmente? Leia este artigo em que explicamos tudo!

O que é publicidade OOH?

A publicidade Out of Home tem como objetivo transmitir uma mensagem às pessoas nos seus trajetos em espaço públicos ou público-privados, como ruas, praças, shoppings, exposições ou supermercados. Este tipo de comunicação foi ganhando relevância pelo facto das pessoas passarem menos tempo em casa.

Este conceito de publicidade, apesar de ser relacionado com a comunicação em massa, pode ser utilizado em locais específicos onde já está definido o tipo de público que frequentemente circula nesse espaço. Uma vez conhecido o público, o uso de cartazes, mupis e outdoors em locais estratégicos potencializa o poder da mensagem junto do público-alvo.

A comunicação OOH tem inúmeras vantagens como o impacto, a amplificação da mensagem, presença regular e possibilidade de segmentar a campanha por meio geográfico.

Devido à evolução tecnológica, o mercado OOH também teve de se adaptar surgindo o DOOH, Digital Out of Home.

Quais são as vantagens do OOH?

As campanhas OOH continuam a ser uma boa solução mercado publicitário. Isto deve-se a um conjunto de vantagens diferenciadoras.

  •  Poder de impacto

 Certamente que quando se desloca para o trabalho ou a uma simples ida ao supermercado vê um outdoor publicitário e, mesmo sem intenção, acaba por olhar e interiorizar a mensagem.

A facilidade com que estes suportes de comunicação conquistam potenciais clientes, torna-os uma alternativa para as marcas estarem sempre presentes no nosso dia a dia, de modo contínuo.

  • Custo-benefício

O retorno sobre o investimento neste mercado publicitário é apelativo. Segundo a revista Forbes, o retorno por cada dólar investido em OOH é cerca de 5,97 dólares. Um retorno de quase 6 vezes sobre o investimento é sem dúvida uma excelente vantagem.

  • Comunicação em massa e/ou direcionada

Se pretende comunicar para um grande número de pessoas esta é a melhor forma. Conforme já sublinhámos, a mensagem pode ser direcionada para públicos específicos considerando variáveis como a localização.

  • Presença Persistente

O investimento inicial em OOH vai permitir-lhe uma comunicação de longa duração uma vez que grande parte da produção de outdoors garante impressões resistentes às condições climatéricas mais adversas.

Neste tópico também é importante considerar o reconhecimento de marca por parte do público, sendo que estar presente na vida dos seus clientes é fundamental. Quando mais uma pessoa vê e reconhece determinada marca, mais tende a confiar mais nos seus produtos.

O que é publicidade DOOH?

A publicidade DOOH — Digital Out of Home —, tal como foi referido anteriormente, é uma variante do OOH. Esta surgiu pela necessidade de reinvenção deste mercado juntamente com a revolução tecnológica que vivemos diariamente.

De uma forma muito simples, o DOOH tem o mesmo conceito base do OOH, mas recorre a equipamentos digitais, painéis LED publicitários, para comunicar com o público. Geralmente são instalados em locais públicos ou público-privados, com uma afluência de pessoas elevada.

A comunicação digital “fora de casa” é um recurso ideal para empresas que pretendam desenvolver uma campanha de reconhecimento de marca, ou de produtos que requerem uma compra mais racional do que impulsiva. A possibilidade de transmitir conteúdos e de comunicar em tempo real é uma das grandes vantagens deste meio.

Quais são as vantagens do DOOH?

A publicidade DOOH, para além de revolucionar o mercado OOH, constitui uma oportunidade única pois proporciona um conjunto de benefícios para quem comunica nestes suportes.

  • Conteúdos mais atrativos para o público:

A principal característica do DOOH são os conteúdos dinâmicos, em “movimento”. Esta é também a principal diferença do tradicional OOH, no qual a comunicação é estática.

Para além de constituir uma novidade e chamar a atenção do público só por si, o movimento capta facilmente o olhar das pessoas, aumentando a possibilidade de interação com os conteúdos transmitidos.

O facto de ser digital, dinâmico e em “movimento” concede a oportunidade aos anunciantes darem asas à sua imaginação.

  • Gestão remota de conteúdos:

Todos os conteúdos transmitidos num painel de comunicação LED podem ser controlados à distância, não havendo a necessidade de se deslocar ao local de instalação do equipamento para realizar essa alteração.

Esta gestão de conteúdos também permite que possa gerir todas as suas campanhas e, se necessário, alterá-las em tempo real.

  • Campanhas flexíveis e em tempo real:

Poder atualizar uma campanha à distância e em tempo real é um bónus. Esta vantagem pode ajudar o anunciante a criar uma campanha totalmente diferenciadora ou a comunicar informações de última hora.

Certos softwares de gestão de conteúdos já permitem que apenas com um sms se possa alterar o conteúdo de um painel em caso de emergência, por exemplo, a necessidade de evacuar um edifício por causa de um incêndio.

  • Segmentação de públicos:

Sim, comunicar num suporte DOOH permite que se comunique para diferentes públicos. Tal como no OOH, a localização é um fator essencial, mas a grande vantagem nos suportes digitais são os horários ou os dias da semana.

Ao longo dos dias da semana, ou até mesmo nas 24 hora diárias, temos diferentes públicos presentes na rua, subdivididos em faixas etárias e comportamentos de consumo. Assim, pode comunicar diversos produtos no mesmo local e escolher o horário, dia da semana e a localização onde são exibidos.

Por exemplo, um anunciante que comercializa carros pode comunicar diversos produtos segmentados por região. Num outdoor urbano comunicar um carro citadino, numa zona mais rural comunicar um SUV e no Sul um carro descapotável.

  • Ideia de inovação e modernidade:

A tecnologia está cada vez mais presente no quotidiano das pessoas e continua a ser uma projeção de um status inovador, moderno e elegante.

Anunciar em DOOH transmite ao público essas mesmas características e aproxima-o da marca enquanto cliente.

  • Visível a longas distâncias:

Os suportes de comunicação DOOH, os painéis LED, são visíveis a longas distâncias tornando a comunicação ainda mais eficaz. Isto deve-se às suas dimensões, mas especialmente à cor e ao brilho emitido pelas luzes LED.

Caso de sucesso do DOOH?

Encontramos aqui alguns exemplos de casos de sucesso de DOOH.

  • Harry Potter and The Cursed Child – Times Square

A Times Square é mundialmente conhecida pelas incríveis campanhas de marketing que deixam o público de boca aberta.

Em setembro de 2019, a atenção foi para o anúncio da peça de teatro “Harry Potter and The Cursed Child”, com uma produção e sincronização entre painéis LED admirável.

https://www.youtube.com/watch?v=6Gl_YeEVk0I

  • British Airways – Piccadilly Circus

A Britsh Airways, em 2013, também se destacou com a sincronização e programação dos seus conteúdos com os aviões da companhia que sobrevoavam a região.

https://www.youtube.com/watch?v=GtJx_pZjvzc&feature=emb_title

E no futuro, como será o DOOH?

Só o tempo dirá como vai ser o futuro do DOOH, mas os avanços tecnológicos são constantes e a maior preocupação é, e vai continuar a ser, aproximar as pessoas das marcas.

Muitos avanços tecnológicos estão em progresso e alguns até já estão a ser testados, como este caso de um painel LED com o 3D integrado.

Está a pensar em investir na sua comunicação OOH, mas não sabe por onde começar? Pode conhecer as nossas soluções de publicidade DOOH.